Afinal, o que é reumatismo?
- Gustavo Pafume de Sá
- 29 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 6 de set. de 2021
O termo reumatismo é um termo genérico usado para denominar um grande número de diferentes doenças que tem em comum o comprometimento do sistema musculoesquelético, como ossos, articulações, tendões, ligamentos e músculos. Muitas dessas doenças acometem ainda outros órgãos, como cérebro, coração, rins, pulmões, pele, intestino, olhos e vários outros.
O conceito de “reumatismo” existe há cerca de 2.400 anos, em parte vindo da obra de Hipócrates (460 a.C. a 380 a.C.), considerado o “pai da medicina”. Nessa época, acreditava-se que, nos “reumatismos”, o rheuma (do grego “fluido” ou “fluxo”), um líquido de composição alterada proveniente do cérebro, atingiria as articulações.
Assim, apesar de consagrado, o termo reumatismo não é adequado, já que não se refere a nenhuma doença específica e sim a um grupo de mais de 200 doenças com que podem compartilhar algumas características em comuns.
As doenças reumáticas afetam milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, encontram-se entre as principais causas de incapacidade e afastamento do trabalho. A mais comum é a artrose ou osteoartrite, seguida pela gota e fibromalgia. As condições autoimunes, apesar de menos frequentes, afetam uma grande parcela da população. A artrite reumatoide, por exemplo, está presente em 0,5 a 1% da população adulta. Além disso, a probabilidade de fratura osteoporótica, em especial de coluna e quadril, em adultos maiores de 40 anos é estimada em 5,3%. Sem falar que a dor de coluna lombar baixa acomete mais de 1/4 da população, principalmente com o avançar da idade, e é uma das principais causas de falta no trabalho.
Portanto, reumatismo não é uma doença, e sim um grupo de várias doenças que comprometem articulações, ossos, músculos tendões... mas não só, podendo acometer diversos outros órgãos.
Quaisquer dúvidas, sugestões ou comentários
Estou à disposição
Abraço
Dr. Gustavo Pafume de Sá
Comments