top of page

Fenômeno de Raynaud

  • Gustavo Pafume de Sá
  • 19 de set. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 22 de set. de 2021

1. O QUE É FENÔMENO DE RAYNAUD?



Fenômeno de Raynaud. Fonte: Uptodate

É uma condição clínica na qual ocorre hiper-reatividade dos vasos sanguíneos da periferia do corpo (mãos, pés, orelhas, nariz), que se fecham quando em contato com estímulos como o frio, estresse emocional, uso de algumas medicações como descongestionantes, anfetaminas, derivados da ergot (medicamentos para enxaqueca) e alguns quimioterápicos como a bleomicina, que provocam uma interrupção do fluxo sanguíneo.


Inicialmente os locais comprometidos se apresentam pálidos (esbranquiçados), pela redução abrupta do fluxo sanguíneo, após cianóticas (roxas) com a permanência prolongada da obstrução da circulação. Quando o fluxo é reestabelecido, ficam eritematosas (avermelhadas).


2. O FENÔMENO DE RAYNAUD É FREQUENTE? QUANDO OCORRE?


A prevalência geral de Fenômeno de Raynaud na população é de 3 a 5%, a partir de estudos

populacionais, nos diferentes grupos étnicos. A presença de Fenômeno de Raynaud é maior ou menor de acordo com o clima das diferentes regiões geográficas.


A temperatura ambiental interfere na frequência e na gravidade dos “ataques”, variando significativamente entre o inverno e o verão.


3. PODE ACOMETER PESSOAS QUE NÃO TENHAM ESCLEROSE SISTÊMICA?


O Fenômeno de Raynaud pode ser classificado como primário, quando não há nenhuma doença sistêmica subjacente que provoque esta manifestação clínica. Entre os indivíduos com Fenômeno de Raynaud Primário, há um grande percentual que tem história familiar positiva para a mesma condição, cerca de 30%.


O Fenômeno de Raynaud é classificado como secundário quando existe uma doença associada.

Pode estar presente nas outras doenças reumáticas, mas é mais frequente na Esclerose Sistêmica, acometendo 98% dos pacientes. Na maioria dos casos, o Fenômeno de Raynaud é a primeira manifestação da doença.


4. É POSSÍVEL DIFERENCIAR O FENÔMENO DE RAYNAUD PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO?


Clinicamente, o Fenômeno de Raynaud secundário é mais grave e pode apresentar complicações como feridas e perda das polpas digitais. Não existe um exame laboratorial específico que possa diferenciar com certeza o Fenômeno de Raynaud Primário do Secundário.


O exame que detecta precocemente a diferença é a Capilaroscopia Periungueal. É um exame útil, de fácil realização e não invasivo, e que nos permite, a partir da observação dos capilares da região periungueal (pequenos vasos sanguíneos desta região), fazer o diagnóstico diferencial entre Fenômeno de Raynaud Primário e Secundário.


5. O QUE APARECE NA CAPILAROSCOPIA DE PACIENTES COM ESCLEROSE SISTÊMICA?



Capilaroscopia ungueal. A. FRy primário. B. FRy secundário a ES. Fonte: Uptodate

No Fenômeno de Raynaud Primário os pequenos vasinhos costumam estar normais na sua forma, número e padrão de fluxo sanguíneo. No Fenômeno de Raynaud Secundário costuma-se observar redução do número normal destes vasos na região examinada (áreas desvascularizadas), presença de pequenos sangramentos ao redor dos vasos e interrupção do fluxo sanguíneo. Estas alterações constituem o que chamamos de padrão SD, encontrado em mais de 90% dos pacientes com Esclerose Sistêmica. Outras doenças reumáticas podem apresentar Fenômeno de Raynaud e alterações à capilaroscopia.





6. QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DE FENÔMENO DERAYNAUD?

As causas de Fenômeno de Raynaud podem ser:


1. Doenças Reumáticas:

- Esclerose Sistêmica

- Doença Mista do Tecido Conjuntivo

- Síndrome de Sjögren

- Lúpus Eritematoso Sistêmico

- Artrite Reumatóide


2. Doenças Metabólicas:

- Hipotireoidismo


3. Lesões de Nervos Periféricos:

- Síndrome do túnel do carpo

- Síndrome do Desfiladeiro torácico


4. Doenças Vasculares Oclusivas:

- Doença arterial periférica


5. Doenças Profissionais:

- Uso prolongado de ferramentas vibratórias


6. Medicações:

-anti-histamínicos, efedrina, epinefrina, anfetaminas, derivados da ergot, bleomicina


7.COMO É O TRATAMENTO DO FENÔMENO DE RAYNAUD?


1. Educação do paciente: - informar as causas, métodos para evitar exposição aos seus agentes desencadeantes e agravantes, evitar FRIO, aquecimento do corpo com o uso de roupas apropriadas, meias, luvas e chapéus, evitar traumatismos nas mãos, evitar estresse emocional e ansiedade,

evitar uso de agentes vasoconstritores como as drogas descritas acima, evitar TABAGISMO (a nicotina diminui o fluxo sanguíneo para os dedos dos pés e das mãos), se puder evitar uso de estrógenos e beta-bloqueadores.


2.Terapia Medicamentosa: Não está indicada em todos os casos.


Fenômeno de Raynaud Primário: está indicada se os ataques forem intensos causando danos aos tecidos, alterando a qualidade de vida do paciente e comprometendo a habilidade para realizar tarefas da vida diária.


Fenômeno de Raynaud Secundário: está recomendada a terapia medicamentosa para evitar ataques graves, danos teciduais e ulcerações digitais que podem ter um impacto significativo na vida dos pacientes, geralmente provocando muita dor e limitação funcional.

- Vasodilatadores: nifedipina, diltiazem e amlodipino.

- Losartan

- Sildenafil

- Outros: Fluoxetina, Cilostazol, Prazosin



ÚLCERAS DIGITAIS, COMO EVITAR E TRATAR


Pitting Scar. Fonte: Uptodate

As úlceras digitais são feridas que surgem por alteração na perfusão sanguínea das extremidades, principalmente nas polpas dos dedos das mãos e pés. A gravidade e o mau controle do Fenômeno de Raynaud está diretamente ligado ao surgimento das úlceras.






Quanto mais arroxeadas as mãos e pés ficarem, maior chance de surgirem úlceras digitais. Seu surgimento tem um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes, geralmente provocando muita dor e limitação funcional.


1. COMO EVITAR AS ÚLCERAS?




É muito importante que os episódios de fenômeno de Raynaud estejam controlados. Para isto, além do tratamento medicamentoso, é importante proteger a pele durante as atividades da vida diária, utilizando luvas para proteger as mãos. Os pés também necessitam estar aquecidos e protegidos, sendo que o uso de meias e sapatos fechados são também recomendados.


Não fumar! A nicotina faz com que os vasos sanguíneos se estreitem piorando a circulação e favorecendo o aparecimento de úlceras digitais.


2. COMO TRATAR UMA ÚLCERA?


É necessário manter a área afetada limpa e protegida. Os curativos são importantes para

manter a ferida protegida. Em alguns serviços de saúde (postos, ambulatórios, hospitais) há profissionais de enfermagem que orientam e acompanham sua realização.


As úlceras são muito dolorosas e podem apresentar infecção, principalmente quando a pele ao redor fica mais inchada e avermelhada ou quando há saída de pus. Comunique seu médico para analgesia adequada e avaliação da necessidade de antibioticoterapia.


É muito importante que a úlcera seja devidamente tratada pois se houver infecção, pode ocorrer complicações graves como perda de tecido ou amputação da área afetada.


3. MEDICAÇÃO PODE AJUDAR?


- Vasodilatadores. Os medicamentos utilizados para controlar o fenômeno de Raynaud são

fundamentais na cicatrização das úlceras pois melhoram a oxigenação dos tecidos. Existem vasodilatadores potentes como Sildenafila e Bosentana que podem ser prescritos pelo médico quando há úlceras digitais.


- Analgésicos. As úlceras vêm acompanhadas de muita dor e desconforto. Seu médico poderá prescrever analgésicos como dipirona, paracetamol, anti-inflamatórios e até derivados de opioides

(codeína e tramadol).


- Antibioticoterapia. Como normalmente as úlceras ocorrem nas mãos e nos pés, regiões que ficam mais expostas, pode ocorrer infecção na área afetada. Qualquer infecção deve ser tratada com antibióticos. O médico fará a orientação do uso correto do antibiótico e a sua duração.


- Internação hospitalar. Quando a úlcera é grave e tem infecção associada, pode haver necessidade de internação para antibioticoterapia endovenosa e avaliação. As vezes a circulação fica muito comprometida, causando uma perda de tecidos na extremidade da úlcera, sendo necessário um procedimento cirúrgico chamado desbridamento, que remove os tecidos mortos, ou amputação.


Mais importante do que o tratamento das úlceras digitais é evitar que elas apareçam. Manter- se sempre aquecido, alimentar-se bem, tomar bebidas quentes nos intervalos das refeições, evitar contato com ar frio, usar roupas adequadas (luvas, casacos, gorros e meias) e utilizar vasodilatadores quando necessário, melhoram a circulação e previnem as feridas.


Fonte:

Cartilha – Esclerose Sistêmica

Sociedade Brasileira de Reumatologia

 
 
 

Comentarii


Post: Blog2_Post

Clínica Prevencor
R. Bernardo Cupertino, 365 - Martins- Clínica Prevencor
Uberlândia - MG
(34) 984176490 (34) 4101-0506

  • Google Places
  • Instagram
bottom of page